Serviços públicos de emergência serão mantidos nas duas cidades; pontos de informação ao turista funcionarão normalmente em Foz do Iguaçu.

Atrações turísticas irão funcionar em Foz do Iguaçu e Cascavel Marcos Labanca Os serviços públicos considerados essenciais, como os atendimentos de urgência e emergência em saúde e os de segurança, serão mantidos sem alterações em Foz do Iguaçu e em Cascavel, no oeste do Paraná, durante o feriado de Proclamação da República, na sexta-feira (15). Segundo as prefeituras, os ônibus do transporte coletivo vão circular de acordo com os horários de feriado. Confira o que abre e o que fecha no feriado: Supermercados: De acordo com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), os mercados de Foz de Iguaçu e Cascavel abrem na sexta, seguindo os horários para feriados de cada rede. Agências bancárias: Não abrem na sexta-feira. Limpeza pública: A coleta de lixo de Cascavel funcionará normalmente durante o feriado.

Em Foz do Iguaçu, na sexta a coleta não passará nos bairros Porto Meira, Três Fronteiras, Yolanda, Bourbon e Carimã.

Nos demais bairros o serviço ocorrerá normalmente. Saúde: As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fecham no feriado e reabrem na segunda.

Nas duas cidades, os atendimentos de urgência e emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas serão mantidos normalmente. Educação: Nas duas cidades, as escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) não abrem na sexta-feira.

As atividades serão retomadas na segunda-feira (18). Prefeitura: As repartições da prefeitura não funcionarão durante o feriado em Foz do Iguaçu e Cascavel. Comércio: Os empresários podem abrir ou não as lojas.

A decisão será de cada empresa, segundo o sindicato dos lojistas.

Em Cascavel, está prevista a abertura da maior parte do comércio de rua. Turismo Todos os postos de informação ao turista atenderão durante o feriado em Foz do Iguaçu.

O posto central, da Avenida das Cataratas, funcionará das 8h às 18h.

No Aeroporto Internacional, o atendimento segue das 12h às 17h. No Parque Nacional do Iguaçu, a bilheteria abrirá uma hora mais cedo no feriado, no sábado (16) e domingo (17), às 8h e fechará às 17h.

A expectativa, segundo o parque, é receber 30 mil visitantes nos três dias. O Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, ficará aberto das 14h às 22h.

De sexta até domingo serão realizados shows e música ao vivo.

Segundo a organização, a expectativa é receber 6 mil visitantes durante o feriado prolongado. No Complexo Turístico de Itaipu os horários de passeios serão normais, das 8h30 às 19h. O Zoológico Municipal de Cascavel abrirá normalmente no feriado, das 8h às 17h30, fechando na segunda-feira, como é de rotina, para manutenção.

A entrada é gratuita. O Ecopark Morumbi, o Parque Tarquínio e Lago Municipal de Cascavel funcionam das 6h às 22h.

O Parque Vitória, também de Cascavel, ficará aberto das 6h às 20h30. Shoppings Os shoppings de Cascavel e de Foz do Iguaçu têm horários diferenciados neste feriado.

Shopping Catuaí Palladium: Praça de alimentação das 10h às 22h; Lojas das 14h às 20h. Cataratas JL: Praça de alimentação das 11h às 23h; Lojas: das 14h às 20h. Cascavel JL: Praça de alimentação das 10h às 22h; Lojas das 14h às 20h. Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.